quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

GNOSIS


O SIGNIFICADO DE GNOSIS


“Gnose é um ensinamento cósmico, que aspira restituir dentro de cada um de nós a capacidade de viver consciente e inteligentemente” (Samael Aun Weor)


Gnose ou Gnosis, termo grego que significa “conhecimento”, conhecido no grego clássico, e no grego popular como “Koiné”, tem seu significado semelhante ao da palavra “epistéme” que significa “conhecimento cientifico”, conhecimento racional, filosófico, teórico e empírico, em oposição a “opinião” enquanto a Gnosis têm caráter intuitivo e transcendental. Além desse conhecimento cientifico, filosófico e artístico, ela tem um caráter religioso e psicológico, seu principal objetivo é conhecer a Deus e tudo o que dEle deriva.

G.R.S.Mead (escritor, editor, tradutor, esoterista e um influente membro da Sociedade Teosófica.), diz num de seus textos herméticos, que “Gnosis não é conhecimento a respeito de alguma coisa, mas contato direto ou comunhão, conhecimento de, no sentido de familiaridade imediata com a divindade”. Que a Gnosis não foi apenas e simplesmente um ramo da Igreja Nascente, mas sim um fenômeno religioso que deveria ser mais amplamente difundido e tratado como um elemento característico da história geral e religiosa.

“O verdadeiro Gnóstico é aquele que conhece a revelação interior ou oculta desvelada e que também compreende a revelação exterior ou pública velada. Ele não é alguém que descobriu a verdade a seu respeito por meio de sua própria desamparada reflexão, mas alguém para quem as manifestações do mundo interior são mostradas e tornaram-se inteligíveis” (trecho tirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo).

Para os estudiosos do Gnosticismo, a Gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva, é uma busca pelo conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua essência eterna e maravilhosa. O filosofo Richard Reitzenstein dá uma ótima definição filosófica do conhecimento de Gnosis, diz ele: “Conhecimento imediato dos Mistérios de Deus, recebido por meio de relacionamento direito com a Deidade ... Mistérios que devem permanecer ocultos ao homem natural, um conhecimento que exercita, ao mesmo tempo, uma reação decidida em nosso relacionamento com Deus e também com nossa própria natureza ou disposição.” Pitágoras, grande filosofo grego, dizia que o Gnosis não era meramente um conhecimento, como no sentido literal que a palavra grega indicava, mas sim uma percepção espiritual, uma sabedoria do fruto do autoconhecimento. E que o gnosticismo não era somente uma parte, um departamento de algo maior que inclui o conhecimento especulativo, mas que estende-se até a identificação com a "essência das-coisas-que-são" . Teódoto, grande mestre gnóstico, dizia: “O gnóstico é aquele que chegou a compreender quem éramos e quem nos tornamos; onde estávamos...para onde nos precipitamos; do que estamos sendo libertos; o que é nascimento, e o que é o renascimento”.

 Essa busca pelo conhecimento gnóstico vem desde os tempos mais remotos o homem sempre buscou desenvolver suas possibilidades, conhecer-se a si mesmo e conhecer seu destino material. “Saber quem é de onde vem e para onde vai”, tem sido sempre uma aspiração fundamental do homem e uma busca incessante. Possuir a gnose significa receber e compreender a revelação, e aquele que conhece e compreende a revelação interior ou oculta desvelada é alguém para quem as manifestações do mundo interior são mostradas e tornaram-se inteligíveis. Nosso Senhor Jesus Cristo era sem duvida alguma, o maior de todos os mestres gnósticos, pois nas suas idéias apresentadas aos Apóstolos, aquele que possuísse o “conhecimento” elevaria a alma ao mundo celestial, e sem duvida alguma encontraria o caminho para o mundo divino.

Nós como futuros Cavaleiros da Ordem do Templo, somos os verdadeiros herdeiros desse “conhecimento” e sua filosofia, a Gnose é e sempre estará presente em nossos estudos. Como muitos, buscamos a “perfeição” e a Gnosis é a mais elevada, a síntese das sete virtudes que nós estudamos e buscamos.

 “Ingressar na Gnosis é um despertar do sono e da ignorância de Deus, da embriaguez do mundo para a temperança virtuosa”. ( G.R.S. Mead – O Simbolismo de Gnosis)





REFERENCIAS


- http://br.groups.yahoo.com/group/peditis/message/...
- pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo;
- http://www.gnosisonline.org/Teologia_Gnostica/...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, ou opinião, era será bem vinda!

ROCHESTER